PRB 10 DF

FRB promove Bate-papo Político na Faculdade Anhanguera

Brasília (DF) – Na manhã desta quarta-feira (10), a Fundação Republicana Brasileira – FRB, realizou a quarta edição do Bate-papo Político na Faculdade Anhanguera da Asa Norte, localizada na capital federal. O projeto foi embasado no tema “Sustentabilidade: o desafio de produzir mais gerando menos impactos” e discutiu os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana com os estudantes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. A pauta englobou também o cultivo orgânico, os alimentos transgêneros e o PL nº 6.299/2002, que flexibiliza as regras de fiscalização de resíduos químicos na agricultura nacional.

O mediador do encontro foi o cientista político Valdir Pucci, parceiro da Fundação. Também foram convidados o engenheiro agrônomo Antônio Dantas (Emater) e a especialista em Vigilância de Saúde Ambiental Iara Campos (Secretaria de Saúde do DF) para dialogarem sobre o real papel do controle químico, mais conhecido como agrotóxico, além de políticas públicas que regulam a aplicação de produtos e os efeitos do consumo excessivo.

A estudante Denise Souza Silva relatou suas impressões sobre o evento. “Não conhecia a Fundação e gostei de ver que a instituição se importa em saber o que a população pensa. O que os dois profissionais falaram abriu outros pontos de vista para analisarmos tudo que foi apresentado”, afirma.

Para Samuel dos Santos, graduando de Fisioterapia, “o debate foi informativo porque nós da área da saúde cuidamos de pessoas e precisamos estar atentos com tudo que possa prejudicar os nossos pacientes. A maioria consome alimentos com agrotóxicos e isso reflete muito no organismo”.

O presidente da FRB, Renato Junqueira, abriu o evento e destacou alguns dos principais serviços da entidade. Para ele, “chegamos à quarta edição do Bate-papo tratando sobre um assunto de total relevância para o nosso país, que é o desenvolvimento sustentável, e trouxemos especialistas na área para que, junto dos alunos da Anhanguera, possam discutir esse tema que impacta o nosso dia a dia”, assevera.

Mais sobre o projeto Bate-papo Político

A proposta segue o formato talk show e possui como objetivo despertar o diálogo entre acadêmicos e especialistas dos temas escolhidos para deliberar e buscar soluções de problemáticas sociais por meio de políticas públicas para assuntos essenciais à população. O projeto já abordou corrupção, reforma do ensino médio, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e sustentabilidade.

 

Por Ellen Fernandes – Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB