PRB 10 DF

Conheça a trajetória do novo Governador do DF

Ibaneis Rocha é brasiliense, nasceu no hospital de base há 47 anos. É dono de um escritório de advocacia especializada em direito administrativo. A mãe dele trabalhou como auxiliar de enfermagem e o pai, falecido no ano passado, era professor. O advogado tem dois filhos do primeiro casamento e será pai de outro menino da atual esposa.

Ibaneis era desconhecido do público, mas em 2012 venceu as eleições para presidir a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Ele só reapareceu ao público em agosto deste ano indicado pelo MDB concorrendo ao Buriti. A decisão do partido ocorreu depois que o próprio Ibaneis contratou uma instituição de pesquisa indicando ser possível um novato a chegar ao Buriti.

No início da campanha, o nome do advogado quase não era falado e para alavancar nas pesquisas foi preciso muito trabalho, ou seja, as agendas ocupavam o dia inteiro e algumas vezes iam madrugada adentro. Feiras, caminhadas e reuniões intermináveis com a comunidade em todo o DF.

Nas ruas, a população conhecia um filho de um piauiense que carregou marca de nordestino: comer buchada de bode e dobradinha na feira junto com o povo.

Em um mês e uma semana, Ibaneis ultrapassou todos os adversários. No dia 07/10 foi o mais votado do primeiro turno. Ele então afirmava com convicção que iria trabalhar 20 dias como nunca. “Eu vou trabalhar, vou acordar de madrugada. Eu vou dormir a hora que der pra dormir, mas eu vou levar uma política nova pra essa cidade, afirmou.”

No segundo turno, outros partidos declararam apoio para Ibaneis como o PRB e a campanha pelas ruas continuou. No começo da última semana, antes da eleição, no estádio uma multidão cercou o advogado e ficou difícil de aproximar do fenômeno.

Reportagem:  Geysa Albuquerque

Fotos: Portal Metrópoles e Tudo Ok Notícias